Aniversário de Fernando Pessoa

14 jun

Fernando Pessoa na famosa foto “em flagrante delitro.


Pois é… tava hoje conversando durante o almoço com minha mãe… e naquelas coisas que só mãe lembra, disse que dentre as coisas que guarda minha da adolescência e juventude existem poemas… segundo ela quase sempre falando de solidão… admito que fiquei curioso com o conteúdo dos mesmos e tendo acesso ao “bunker” da mama vou postá-los aqui… mas para mim o mais interessante é q essa referência se faz no dia do aniversário de um dos nomes que mais souberam falar da solidão, angústia e dores do mundo: Fernando Pessoa.
Admito minha ignorância em tê-lo lido pouco (coisa que após minhas 2 viagens a Portugal vou resolver). Mas imagino o quanto teria talvez me sentido menos só se tivesse lido seus versos quando jovem… ou talvez ampliado minha dor… Ao poeta que são vários segue minha homenagem neste 13 de junho, seu aniversário, citando Bernardo Soares, que segundo o próprio Pessoa “não sendo a personalidade a minha, é, não diferente da minha, mas uma simples mutilação dela. Sou eu menos o raciocínio e afectividade.”

“Irrita-me a felicidade de todos estes homens que não sabem que são infelizes. A sua vida humana é cheia de tudo quanto constituiria uma série de angústias para uma sensibilidade verdadeira. Mas, como a sua verdadeira vida é vegetativa, o que sofrem passa por eles sem lhes tocar na alma, e vivem uma vida que se pode comparar somente de um homem com dor de dentes que ouvesse recebido uma fortuna – a fortuna autêntica de estar vivendo sem dar por isso, o maior dom que os deuses concedem, porque é o dom de lhes ser semelhante, superior como eles (ainda que de outro modo) a alegria a e dor. Por isto, contudo, os amo a todos. Meus queridos vegetais!” Bernardo Soares

Obs: agradeço de público ao Twitter https://twitter.com/fernandopessoa por estar me mostrando diariamente um pouco mais deste homem com quem, dentre suas várias faces, tenho me identificado mais e mais…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: