Otto Stupakoff: Exposição gratuita no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia

28 fev

O Instituto Moreira Sales ia fechar suas portas em Belo Horizonte.Numa ação certíssima do Governo do Estado, a Fundação Clóvis Salgado (a mesma do Palácio das Artes) assumiu o espaço,que agora se chama Centro de Arte Contemporânea e Fotografia. Além do próprio acervo do IMS, posteriormente serão instalados ateliês, estúdios e sala multimeios.

E a reabertura traz uma belíssima mostra. Como fotógrafo amador e apaixonado por essa arte, fico feliz em mencionar a exposição Otto Stupakoff. Fotografias (14 de janeiro a 21 de março).

Trata-se ao mesmo tempo, de uma homenagem e uma retrospectiva do trabalho desse fotógrafo paulistano (1935-2009), que eu não conhecia. Do mundo da moda a composições totalmente artísticas, passando por retratos de diversas personalidades (exemplo: Jack Nicholson, Sharon Tate e Tom Jobim), com certeza é uma exposição imperdível. E uma vida que eu gostaria de ter…

Admito que fiquei maravilhado com o trabalho, principalmente pelo fato de que mesmo em fotografias para ensaios de moda vê-se claramente uma composição artística…

Grande acerto da Fundação Clóvis Salgado. Dica: o catálogo da exposição não está a venda no local, mas na livraria do Palácio da Artes

Trecho de informação retirado do site da Fundação:

”Otto Stupakoff foi o primeiro fotógrafo de moda brasileiro, e além dos editoriais de moda, destacou-se pelos retratos de celebridades. Em 1965, aos 30 anos e alcançando o auge de seu sucesso no Brasil, mudou-se para Nova York. Oito anos depois, Otto instala-se em Paris, e na capital francesa fotografou para publicações do porte de Vogue, Elle e Stern. O fotógrafo morou no Brasil entre os anos de 1976 e 1980, quando voltou para os EUA. De volta ao Brasil em 2005, foi homenageado pela São Paulo Fashion Week, com a mostra Moda sem fronteiras, organizada pelos fotógrafos Bob Wolfenson e Fernando Laszlo. Em 2008 sua obra fotográfica foi incorporada pelo Instituto Moreira Salles. E, em 22 de abril de 2009, Stupakoff faleceu na cidade de São Paulo.”

Evento: Exposição Otto Stupakoff. Fotografias

Data: 14 de janeiro a 21 de março – 2010

Local: Centro de Arte Contemporânea e Fotografia – Avenida Afonso Pena, 737, Centro

Horário: Terça a domingo:12h às 19h | Quintas-feiras: 12h às 21h

Entrada franca

Informações: 31 – 3236-7400

Uma resposta to “Otto Stupakoff: Exposição gratuita no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia”

  1. artebaiao abril 7, 2010 às 2:25 pm #

    Estou chegando neste momento ao seu blog através do conexão Paris!Gostei!Abraços,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: